Pesquisar

Saúde de São Francisco do Sul e empresas se unem no combate à sífilis


Em uma iniciativa de fortalecimento ao Plano Municipal de Enfrentamento da Sífilis, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul se reuniram com representantes de empresas locais e da Associação Empresarial para alinhar estratégias conjuntas no combate à Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

O objetivo é levar conscientização, testagem e tratamento também para o ambiente corporativo. “As empresas são espaços estratégicos para ampliar o acesso à informação e aos cuidados de saúde, contribuindo para reduzir os índices da doença no município”, destacou o secretário de Saúde, Manoel Patruni.

A sífilis é uma IST curável, causada pela bactéria Treponema pallidum. Quando não tratada, pode evoluir em estágios graves e trazer sérias complicações, principalmente para gestantes e bebês, podendo provocar aborto, parto prematuro ou até óbito do recém-nascido. O risco de transmissão vertical, de mãe para filho durante a gestação, pode chegar a 80% em casos não tratados.

A integração entre o setor público e privado é vista como fundamental para o sucesso do plano. Além de fortalecer a prevenção, a parceria permitirá ampliar a rede de testagem rápida, garantir o acesso ao tratamento adequado e difundir informações confiáveis para a população.

Últimas notícias